Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Bate papo pela internet é o novo canal para discutir modelo de gestão ambiental do Sistema Estadual de Meio Ambiente

Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) realiza nesta segunda-feira (17) o Bate-papo no Sisema, no qual será discutida com a comunidade a Reformulação das bases territoriais de atuação dos órgãos do Sisema. A novidade é que, nesta edição, os participantes podem acompanhar o Bate-papo ao vivo pela internet

Para participar virtualmente é só acessar o site http://videoconferencia.meioambiente.mg.gov.br:8030 onde se coloca o nome do participante e o número da reunião, que no caso deste debate é 6455. Quem entrar no sistema estará habilitado para escutar a discussão e participar do chat de texto onde as perguntas enviadas aos debatedores e expositores serão respondidas em blocos durante o evento.

“O objetivo desta iniciativa de disponibilizar as palestras e bate-papos via videoconferência é aumentarmos o número de participantes destas discussões, incluindo pessoas de outras cidades ou que não tenham disponibilidade de se deslocar ao prédio-sede do Sisema em Belo Horizonte”, explica o subsecretário de Inovação e Logística, Thiago Grego.

A discussão será em torno da lógica de gestão de cada um dos órgãos do Sisema: Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Atualmente cada uma se organiza em relação a zoneamento de forma destoante uma das outras, a idéia é que elas se ajustem com relação aos limites das bacias hidrográficas.

Essa unificação facilita a efetividade na aplicação dos instrumentos de gestão dos dois sistemas, como enquadramento, zoneamento ambiental, planos diretores de bacias, licenciamento, outorga, avaliação de impactos ambientais, cobrança pelo uso da água e o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, visando sempre a garantia da qualidade ambiental e conservação dos recursos naturais.

A fim de debater o assunto, foram convidados o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti; o diretor de Estudos, Projetos e Zoneamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), Dúlio Garcia Sepúlveda; a integrante do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias, Regina Greco, e a representante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Patrícia Bozon.

Anúncios

17/08/2009 - Posted by | Ação Sustentável, Meio Ambiente | , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: