Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Projeto Manuelzão e Copasa realizam seminário sobre práticas agropecuárias associadas à revitalização

A equipe da Meta 2010, formada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Projeto Manuelzão e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), promove, nesta quinta-feira (10), seminário para discutir práticas agropecuárias associadas à revitalização do Velhas. O evento acontece no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, a partir das 13h30.

De acordo com a secretária-executiva de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2010, Myriam Mousinho, o seminário tem o objetivo de divulgar e mobilizar os setores estratégicos envolvidos na área da agricultura em prol da Revitalização do Rio das Velhas. “O setor é estratégico na recuperação da qualidade da água, pois a contaminação da bacia ocorre diversas vezes pelo uso incorreto de agrotóxicos”, afirma Mousinho.

Segundo o Relatório de Monitoramento da Qualidade das Águas relativo ao período do primeiro trimestre de 2009, as áreas do médio e baixo Velhas são muito afetadas pela agricultura e pecuária. O Mapa aponta que os principais pontos de impacto são lugares com pouca urbanização, mas que, no entanto, apresentam alto índice de fósforo devido ao uso de fertilizantes. Nesses pontos também foi verificado a presença de coliformes, ligados a prática da pecuária. As duas substâncias provocam alterações negativas na qualidade da água.

O evento contará com palestras onde será explicado o plano de ação da revitalização da bacia do Velhas, assim como a participação de representantes de proprietários rurais e do setor da agricultura da área da Meta 2010. No final do encontro haverá um espaço para debates e encaminhamentos das propostas sugeridas nas discussões.

Myriam explica que a expectativa é que essa discussão seja feita entre as principais entidades envolvidas com agropecuária em Minas Gerais. Para isso, foram convidados órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ruralminas e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). “Esperamos que essas instituições estimulem práticas que contribuam para a melhoria das águas, incentivando a produção orgânica ou a diminuição no uso de agrotóxicos”, afirma a secretária-executiva.

Aos interessados em participar do evento, a presença deve ser confirmada até o dia 9 de setembro pelo e-mail: meta2010@manuelzao.ufmg.br ou por meio do telefone do Projeto Manuelzão – Tel: (31) 3409-9810.

Serviço:

Seminário – O setor agropecuária e a Meta 2010

Dia: 10/09, quinta-feira

Horário: 13h30

Local: Centro Mineiro de Referência em Resíduos – Rua Belém, 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte

Contato: meta2010@manuelzao.ufmg.br ou através do telefone do Projeto Manuelzão: 3409-9810.

Anúncios

09/09/2009 - Posted by | Sem categoria | , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: