Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Uso eficiente de energia solar: Cemig realiza acordo com Agência de Cooperação Técnica Alemã

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), empresa administrada pelo Governo Aécio Neves, e a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ) assinaram, segunda-feira (14), um memorando de entendimento para aprofundar e ampliar a cooperação técnica, científica e tecnológica, visando a montagem, operação e manutenção de centrais de geração fotovoltaicas (energia solar) conectadas à rede de distribuição.

Um dos beneficiados com esse acordo será o Estádio do Mineirão, onde a Cemig estuda a viabilidade técnica de implantação de uma usina solar fotovoltaica para a Copa do Mundo de 2014, aproveitando a cobertura do estádio. Toda a energia gerada deverá ser destinada à rede de distribuição da Cemig.

Para a assinatura do memorando, o presidente, Djalma Bastos de Morais, e o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto Neto, receberam, na sede da Empresa, Assmann Dirk, representante da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), no Brasil. A GTZ é uma sociedade pública que tem a finalidade de apoiar o governo alemão na realização dos objetivos de desenvolvimento técnico e científico estabelecidos no Acordo Básico de Cooperação Técnica, firmado entre os governos do Brasil e da Alemanha.

No caso da Cemig, a GTZ apoiará, entre outras atividades, cursos e treinamentos nas áreas de eficiência energéticas, fontes renováveis e treinamento técnico em energia solar fotovoltaica.

Certificação

O Projeto de Modernização do Mineirão, a cargo do escritório do arquiteto Gustavo Penna, será desenvolvido com base em uma consultoria técnica em sustentabilidade de acordo com os requisitos e créditos da Certificação Leed – Greenbuilding. Essa consultoria atuará conjuntamente com a equipe de profissionais especialistas nos diversos assuntos (água, sistemas prediais, resíduos e conforto ambiental) buscando soluções que reduzam o impacto da edificação sobre o meio ambiente desde sua construção e ao longo de todo seu ciclo de vida.

A construção de um estádio sustentável é uma iniciativa alinhada à nova realidade do mundo, além de uma demonstração pública de responsabilidade socioambiental. “Com os projetos do Mineirão Solar e da eficientização energética do estádio, a Cemig dá sua grande contribuição que Minas Gerais tenha uma Copa do Mundo sustentável e para que o Mineirão obtenha a certificação Leed”, afirmou o engenheiro Alexandre Heringer Lisboa, gestor de projetos da Cemig.

Financiamento

O presidente da Cemig também se reuniu com Karim ould Chih, representante do KfW (Banco de Fomento do Governo Alemão) que acertará, com a Empresa, detalhes sobre o financiamento de empreendimentos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e do projeto para implantação de energia solar e de eficientização energética no Mineirão.

Recentemente, a KfW acertou o financiamento do Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico para a instalação da usina solar fotovoltaica no Mineirão e no ginásio do Mineirinho. Caso esses estudos confirmem a viabilidade da transformação do Mineirão em estádio solar, os recursos necessários estão assegurados e foram aprovados em uma reunião, realizada em setembro deste ano, em Berlim, entre representantes dos governos do Brasil e da Alemanha.

19/12/2009 - Posted by | Ação Sustentável, Meio Ambiente | , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário