Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Projeto Sanitaristas Mirins: Governo Aécio Neves vai ampliar revitalização da Bacia do Rio das Velhas

O Projeto Sanitaristas Mirins, executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA),  órgão do Governo Aécio Neves, vai atuar em 67 municípios, a partir de 2010. Sua área de abrangência cresce desde 2008, quando atuava apenas em 18 municípios. Já em 2009, esse número subiu para 43. Essa expansão fará com que mais estudantes e professores, principalmente da área rural, tenham a oportunidade de fazer parte do Projeto.

Em 2008, cerca de 3.500 pessoas, entre estudantes e professores, participaram do Sanitaristas Mirins. Já em 2009, esse número passou para 12 mil e, em 2010, a intenção é que 17 mil pessoas participem do Projeto.

Outra novidade para 2010 é que o Sanitaristas Mirins vai atuar em parceria com oProjeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2010, do Governo de Minas. O objetivo do trabalho, naquela região, é somar esforços e aproveitar a metodologia do Sanitaristas Mirins para sensibilizar estudantes e professores na preservação do Rio das Velhas. Os municípios que vão atuar com a Meta 2010, inicialmente, são Jequitibá, Fortuna e Ouro Preto e a expectativa é sensibilizar cerca de 575 alunos e professores.

O IMA já participa da Meta 2010, por meio de ações relacionadas à sustentabilidade, educação ambiental, incentivo à certificação de produtos orgânicos e uso correto de agrotóxicos, principalmente na destinação correta de embalagens vazias.

Para a coordenadora do Sanitaristas Mirins, Maria Elizabeth Rios, a escola é o ambiente adequado para conscientizar as crianças sobre saúde, higiene, segurança e desenvolvimento. “A escola é o grande centro formador dos futuros cidadão brasileiros e possibilitará, através do conhecimento transmitido, mudar a atitude e o comportamento dos alunos, contribuindo assim para introduzir novos hábitos em suas comunidades”, explica.

A coordenadora do Projeto explica, ainda, que a abertura da grade curricular permitiu a inserção de matérias do cotidiano e da realidade das crianças, motivando o IMA a implantar o Projeto que tem como prioridade temas ligados à agropecuária.

Sanitaristas Mirins

O Projeto Sanitaristas Mirins da Coordenadoria de Educação Sanitária do IMA tem como objetivo fornecer a alunos e professores, principalmente da área rural, informações referentes à defesa sanitária e proporcionar novos conhecimentos referentes à saúde animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.

A formação dos Sanitaristas Mirins é baseada na capacitação de professores do ensino fundamental e atinge alunos com idade entre 10 e 11 anos ou de acordo com a avaliação da diretoria da escola. O treinamento dos professores, além das aulas teóricas, inclui a parte prática com visitas a fazendas, laticínios, comércio e distribuição de material didático, além de acompanhar e monitorar as atividades.

Para a execução desse Projeto, o IMA editou o livro “A Educação Sanitária no dia-a-dia dos Alunos – Descobrindo a Agropecuária na Escola”, com a publicação de 37 mil exemplares, que mostra às crianças a importância da atividade rural, conscientizando-as sobre a necessidade de adotar corretamente as medidas sanitárias preconizadas nos programas de Governo, bem como despertá-las para o consumo com qualidade. Além disso, o Sanitaristas Mirins possui uma mascote chamada Paulinha, que busca conquistar ainda mais as crianças reforçando os valores.

A atividade nas escolas implica também em promover o desenvolvimento e a participação efetiva do aluno, provocando discussões e pensamento ativo e crítico que poderão desencadear iniciativas valiosas junto aos seus familiares.

Anúncios

23/12/2009 - Posted by | Ação Sustentável, Meio Ambiente | , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: