Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Projeto Descomplicar facilita a vida do cidadão mineiro

Com o objetivo de tornar mais simples e ágeis as relações do Estado de Minas Gerais com as empresas e os cidadãos, o projeto estruturador Descomplicar fechou 2010 com diversas ações implementadas, gerando benefícios diretos para os mineiros. Lançado oficialmente em 2007, na segunda geração do “Choque de Gestão” e coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o projeto Estruturador tem como principais frentes de trabalho as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e as do Minas Fácil.

UAI

As Unidades de Atendimento Integrado oferecem aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços públicos, com um moderno atendimento e um eficiente sistema de gestão. Em 2010, foram entregues mais quatro unidades aos mineiros, totalizando 22 UAIs distribuídas em 19 municípios, sendo quatro em Belo Horizonte.

Para se ter uma ideia da importância dessas unidades, somente neste ano, mais de três milhões de cidadãos foram atendidos nas UAIs em serviços como confecção de carteira de Identidade e de Trabalho, passaporte, emissão de multas de trânsito, seguro desemprego, encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outros.

Em 2011, em uma iniciativa pioneira do Governo de Minas, está programada a implantação de seis unidades por meio de Parceria Público-Privada (PPP) nos municípios de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.

Minas Fácil

O Minas Fácil foi criado para simplificar e agilizar a abertura de empresas, por meio de uma parceria entre os órgãos estaduais, federais e prefeituras municipais. Pelo processo, o empreendedor pode constituir sua empresa em um só local, com um prazo máximo de oito dias após a entrega da documentação. Em 2010, mais duas unidades foram entregues, nos municípios de Patrocínio e São Lourenço, totalizando 31 unidades.

Visando tornar mais completo o processo de abertura de empresas, foi realizada em 2010 a integração dos Órgãos de Licenciamento estaduais ao Minas Fácil para os empreendimentos de baixo risco. Com isso, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) passam a fornecer as licenças necessárias para o funcionamento das empresas via Módulo Integrador do Minas Fácil (www.minasfacil.mg.gov.br).

Esse Módulo possibilita ao empreendedor consultar, em uma só tela, os registros e documentos gerados após a abertura da sua empresa, como o CNPJ, Inscrição Municipal, Estadual e os alvarás das Prefeituras e dos órgãos de licenciamento, no caso de empresas de baixo risco.

O resultado dessas ações reflete diretamente no prazo e na quantidade de empresas abertas no estado via Minas Fácil. De janeiro a novembro deste ano, 25 mil empresas foram abertas pelo programa em um prazo médio de nove dias, contados desde a Consulta de Viabilidade até o recebimento dos registros e alvarás.

Além disso, outros serviços foram disponibilizados aos empreendedores como a Certidão Simplificada da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) via internet. Atualmente, a Jucemg realiza cerca de 7,5 mil atendimentos presencias por mês para o fornecimento desse serviço. Com a possibilidade de sua emissão via internet, reduz-se prazo e custo de deslocamento para o usuário, além reduzir fluxo de pessoas aguardando nas unidades da Junta Comercial e do Minas Fácil.

Outra iniciativa importante foi a disponibilização do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) Consolidado, com os valores relativos ao processo de abertura de empresas no Estado por meio do Minas Fácil. Com esse documento, o empreendedor não mais precisará providenciar o pagamento de vários DAEs no momento da constituição de seu empreendimento, bastando realizar uma só transação.

Esses serviços estão disponíveis no endereço www.jucemg.mg.gov.br.

Outras ações

Além das UAIs e do Minas Fácil, em 2010, diversos processos de atendimento ao público foram simplificados, proporcionando aos cidadãos e empreendedores mineiros a redução de prazos, exigências e custos dos serviços prestados pelo Estado. Na Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), destaque para a ação de o bloqueio de pagamento em duplicidade de IPVA e Taxa de Licenciamento nos terminais dos bancos credenciados, antiga reivindicação do contribuinte mineiro.

Na Semad, destaque para a ação de aprimoramento do Banco de Declarações Ambientais que empreendedores devem submeter anualmente à Secretaria, proporcionando melhoria da gestão ambiental, dos impactos, das contaminações geradas pelas mineradoras, barragens e gases de efeito estufa. O preenchimento e envio das declarações utilizam os requisitos técnicos da legislação com padrões de tecnologias difundidas e avançadas, incluindo a opção para realizar as declarações utilizando a certificação digital.

O desenvolvimento do Programa de Análise Automática dos Projetos Arquitetônicos foi o grande destaque da Vigilância Sanitária, órgão ligado a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Esse software, disponibilizado aos responsáveis pela elaboração de projetos técnicos, é capaz de realizar uma pré-análise nos projetos que dão entrada no órgão, evitando erros corriqueiros que tanto atrasam o processo de liberação do Alvará Sanitário para o empreendedor.

Em 2010, O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais focou em ações que possibilitassem melhor atendimento aos seus clientes. Para isso, foram digitalizadas as informações de todos os projetos técnicos contra incêndio e pânico arquivados no órgão no Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip), permitindo uma recuperação de dados mais ágil, facilitando a vida do empreendedor.

Também em 2010, foi realizada a integração do Programa de Análise Automática de Projetos ao Infoscip, permitindo que o empreendedor, por meio de seu responsável técnico (Engenheiro), possa enviar seu projeto via internet, sem a necessidade de comparecer a uma unidade dos Bombeiros.

Anúncios

10/01/2011 - Posted by | Ação Sustentável

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: