Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Centro Mineiro de Referência em Resíduos desenvolve cursos de qualificação e inserção no mercado de trabalho

A capacitação profissional oferecida no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) busca qualificar e tornar seus participantes aptos a elaborarem projetos de gerenciamento de resíduos em conformidade com as normatizações em vigor específicas de cada área. Em 2010, centenas de pessoas participaram dos cursos oferecidos.

O CMRR, em parceria com a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), formou, no ano de 2010, um grupo de 53 estudantes como Técnicos em Meio Ambiente com Ênfase em Gestão e Negócios de Resíduos. Foram aproximadamente 1.383 candidatos para o processo seletivo. O Curso Técnico em Meio Ambiente visa propiciar o engajamento nas atividades de gestão de resíduos ou de empreendedor capaz de criar seu próprio negócio, atuando com gestão, reciclagem e reaproveitamento de resíduos, visando geração de trabalho e renda e inserção no mercado de trabalho.

O coordenador da capacitação, Daniel Dias, afirma que a capacitação visa à melhoria da qualidade de vida e a geração de novas oportunidades de trabalho e renda. “O estímulo, a reflexão e a incorporação de valores e atitudes ambientalmente corretas fomentam a promoção de iniciativas voltadas para a pesquisa, ensino e extensão em resíduos sólidos”, explica.

Durante o ano de 2010, o CMRR promoveu cursos de resíduos sólidos, conforme as normas em vigor, tais como: Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, Gerenciamento de Resíduos e Prevenção a acidentes para Postos de Combustíveis. A capacitação formou 317 participantes em 14 turmas diferentes no decorrer de 2010. Para esses cursos, é exigido ensino médio completo.

Além dos cursos de capacitação, o CMRR possui um espaço destinado ao Telecentro, que são espaços públicos com computadores conectados à internet banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.

O principal objetivo do Telecentro instalado no CMRR é contribuir com a formação cidadã de jovens em situação de risco social ou em conflito com a lei, por meio do Programa Olé (Oportunidade Legal), que promove a ação cidadã, a inclusão digital e a inserção no mercado formal de trabalho de jovens encaminhados pela Vara de Atos Infracionais de Belo Horizonte.

O Telecentro é equipado com dez computadores ligados a internet banda larga, projetor multimídia e 21 cadeiras multiusos. Segundo a aluna do Telecentro, Paola Bianca, de 16 anos, o curso é muito bom porque ela está aprendendo muita coisa sobre informática. “Eu não sabia nada, e agora estou aprendendo a mexer, acho que isso será importante para o meu futuro”, afirma.

O CMRR atua na disseminação de informações para o uso responsável dos recursos naturais. Realiza eventos, exposições, cursos de capacitação profissional, visitas monitoradas e oficinas. O Centro apoia iniciativas e desenvolve atividades que resultem na mudança de hábito e atitudes para melhor forma de gestão de resíduos. Além dos cursos, o CMRR oferece o Portas Abertas, programa de visitação, com oficinas de papel artesanal, mosaico com embalagens de plástico pad (shampoo, amaciante, etc), aproveitamento integral de alimentos, sabão, confecção de puff de PET, caixa de presente, entre outras. As oficinas são gratuitas e qualquer pessoa pode participar.

O CMRR está localizado na avenida dos Andradas, nº 8.000. Mais informações (31) 3465-1200 ou pelo e-mailcomunicacao@cmrr.mg.gov.br.

 

Anúncios

20/01/2011 - Posted by | Ação Sustentável, Meio Ambiente | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: