Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Curso de Montagem e Recondicionamento de Computadores abre inscrições

Do dia 1º a 24 de fevereiro, estão abertas as inscrições para a prova de seleção do curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores. A qualificação é gratuita e é uma das ações do projeto 3RsPCs – Resíduos Eletroeletrônicos, uma iniciativa da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e doCentro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na busca de soluções ambientalmente adequadas para os resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE).

Serão oferecidas duas turmas com 20 vagas cada, uma no turno da manhã, de 8h30 às 12h e outra à tarde, das 13h30 às 17h. As aulas acontecerão de 14 de março a 4 de maio de 2011. O curso é direcionado a jovens com idade entre 16 e 29 anos que concluíram ou estejam cursando o ensino médio em escolas públicas.

Os alunos vão aprender a trabalhar com hardware e recebem noções de meio ambiente e sobre os riscos que esses resíduos podem representar se mal geridos. Os computadores recondicionados durante o curso são destinados a instituições carentes, visando à ampliação da inclusão digital. Os computadores que não puderem ser reaproveitados serão encaminhados para o descarte ambientalmente adequado. Para o ex-aluno, Davi Leonardo, o mais importante é o recondicionamento. “Feito isso, o computador pode ser reutilizado por outras pessoas”, o que para ele é fundamental.

Realizado no CMRR, desde setembro de 2008, é uma das atividades mais antigas do Projeto 3RsPCs – Resíduos Eletroeletrônicos. A qualificação inclui, ainda, um módulo de empregabilidade e empreendedorismo, no qual os alunos recebem uma preparação para posterior encaminhamento ao mercado de trabalho.

O teste seletivo e as aulas acontecerão no CMRR, na avenida Belém, 40; bairro Esplanada; BH – MG. As provas serão realizadas no dia 01 de maio, em dois turnos, um pela manhã, de 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h30, de acordo com o turno selecionado para o curso. Os conteúdos analisados são: Português, Matemática e Noções de Informática.

Desde o inicio, 156 alunos foram qualificados para o mercado de trabalho. Em 2010, foram abertas seis turmas, desses 120 jovens, 83 concluíram o curso com êxito e estão aptos ao mercado de trabalho. A gestora do Projeto, Susane Meyer, explica que o curso foi ampliado no segundo semestre de 2010, passando a oferecer 80 vagas por semestre, ao invés de apenas 40. Foram recebidos 177 computadores, tendo sido 157 recondicionados e parte já doada a instituições carentes.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.cdimg.org.br. Mais informações pelo telefone do Comitê para Democratização da Informática (CDI) no telefone (31) 3373-2150.

Sobre o CMRR

O CMRR é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com oServiço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Inédito no país, trata-se de um centro irradiador de conhecimentos, experiências e capacitação técnica que foi criado em resposta à necessidade de um novo modelo de gestão integrada de resíduos, estimulando uma nova cultura de valores e atitudes ambientalmente corretas dos setores público e privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil.

 

Anúncios

01/02/2011 - Posted by | Meio Ambiente

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: