Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Publicação reúne resultados de pesquisas em Unidades de Conservação

Em 2010, o boletim MG Biota divulgou 20 artigos científicos de estudiosos que desenvolveram pesquisas nas Unidades de Conservação (UCs) mineiras. A publicação é feita pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com periodicidade bimensal e é distribuída gratuitamente em Minas Gerais e outros estados.

O instituto publica o boletim MG Biota a fim de divulgar os resultados das pesquisas feitas nas áreas protegidas de Minas Gerais. De acordo com a analista ambiental do IEF, Maria Margaret de Moura Caldeira, assim que concluem seus estudos, os autores fazem um artigo técnico resumindo as informações apuradas. “O resultado final dessas pesquisas é submetido à análise para publicação no boletim”, afirma.

Desde 2008, 140 autores de 25 instituições de ensino publicaram seus artigos no MG Biota. Os temas tratados são variados como anfíbios, vegetação, sociologia, botânica, polinização, plantas medicinais, espécies ameaçadas, entre outros. “O boletim é muito importante para a divulgação da biota mineira entre os cientistas e, principalmente, para o público leigo”, destaca a analista ambiental do IEF, Valéria Mussi Dias.

O IEF já publicou 16 boletins MG Biota desde a sua criação. Com tiragem de cinco mil exemplares, o boletim técnico científico é distribuído a entidades cadastradas. Atualmente o público alvo são prefeituras, organizações não governamentais, bibliotecas, museus, instituições de ensino, entre outros.

Além de Minas Gerais, vários outros estados recebem o material. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, Rondônia, Roraima e Rio Grande do Sul.

As edições já publicadas do boletim podem ser acessados no site do IEF no menu “Biodiversidade” ou no link http://www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/mg-biota.

Anúncios

15/02/2011 - Posted by | Meio Ambiente | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: