Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Semad recebe visita do embaixador do Reino Unido

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) recebeu nessa terça-feira (22) a visita do embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, que estava acompanhado do cônsul honorário em Minas Gerais, José Antônio de Sousa Neto.

A visita teve como objetivos a apresentação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com foco nas ações que o Estado de Minas Gerais desenvolve na área ambiental, e a discussão de possíveis acordos de cooperação financeira e técnica entre Minas Gerais e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Segundo o embaixador Alan Charlton, há grande interesse do governo britânico em estabelecer parcerias com o Brasil, pois se trata de um país cuja importância ambiental é enorme. “Minas Gerais tem sido visto com bons olhos pela embaixada, que tem interesse em ampliar suas relações de cooperação com este Estado”, disse.

Foram discutidas as possibilidades de cooperação no campo de recuperação de áreas degradadas pela mineração e a gestão de barragens e tratamentos de resíduos da mineração. O secretário-adjunto da Semad, Augusto Lio Horta, que coordenou a reunião, pontuou que a secretaria e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)estão em busca de novas metodologias e tecnologias para lidar com essas questões.

O secretário-adjunto também explicou experiências positivas em Minas Gerais no que diz respeito à venda de crédito de carbono, outro ponto em que pode haver cooperação econômica. Ele ainda destacou a migração de mecanismos de comando e controle para o uso de ferramentas de planejamento que está sendo feita na gestão ambiental do Estado, como no caso do Zoneamento Ecológico Econômico.

Ao final do encontro, foi entregue ao embaixador e ao cônsul um documento com informações sobre as ações ambientais do Estado de Minas Gerais. Segundo o embaixador, o material será submetido à análise de sua equipe, que procurará por oportunidades de cooperação.

Anúncios

23/02/2011 - Posted by | Meio Ambiente | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: