Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Operação integrada da Polícia Militar e do IEF termina com 11 empreendimentos embargados

Em cinco dias de atuação na região da Serra do Gandarela, a operação de fiscalização ambiental integrada realizada nesta semana pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela Polícia Militar de Minas Gerais, realizou 40 fiscalizações. Onze empreendimentos sediados nos municípios de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Catas Altas, Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Santa Luzia, Caeté e Rio Acima foram embargados. As multas aplicadas são da ordem aproximada de R$ 50 mil. A operação foi realizada entre os dias 11 e 15 de abril.

Foram apreendidos carvão e lenha provenientes de mata nativa, além de pássaros e gaiolas. O coordenador técnico da operação por parte do IEF, Alessandro Albino Fontes, salienta que os embargos de empreendimentos irregulares envolveram empreendimentos rurais que estavam desmatando áreas sem autorização, produzindo carvão com mata nativa ou intervindo em área de proteção permanente. O foco principal da operação foi detectar desmates irregulares, porém também foram fiscalizados alguns empreendimentos de mineração e um posto de gasolina. Das 40 fiscalizações realizadas 19 geraram autos de infração.

O coordenador operacional da fiscalização, major Charles Baracho, ressalta a importância das operações integradas para verificação da aplicação da legislação ambiental. “Superamos o número de empreendimentos previstos para a fiscalização e com o empenho das equipes conseguimos levantar e sanar as demandas. A polícia permanecerá com ações cotidianas de fiscalização”, explicou Baracho.

A ação faz parte das atividades da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A operação contou com cerca de 20 pessoas, entre técnicos e policiais.

Anúncios

15/04/2011 - Posted by | Meio Ambiente | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: