Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Seminário destaca práticas que conciliam desenvolvimento e conservação ambiental

“Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: Porque Investir em Meio Ambiente.” Este será o tema de seminário através do qual o Governo de Minas abrirá, dia 6 de junho, a semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura reunirá em Belo Horizonte autoridades de todo o país para discutir crescimento e desenvolvimento sustentável.

O seminário reunirá profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, uma vez que foi criado para discutir assuntos sobre meio ambiente e evidenciar as melhores práticas sustentáveis dos setores público, privado e da sociedade civil. As inscrições são limitadas e gratuitas. Estão sendo recebidas pela internet no endereçowww.investiremmeioambiente.com.br.

A partir das 9h30 terá início a palestra “Negócios Sustentáveis”, do jornalista e dirigente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi. Ele também é co-presidente do Diálogo Internacional sobre Clima e Florestas; membro do Conselho do Diálogo Florestal da Universidade de Yale e do Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas.

Às 16 horas acontecerá a palestra que encerrará o seminário. Será proferida pelo economista-chefe e estrategista de investimentos do ABN AMRO Asset Management, Hugo Penteado. Com o tema “Desafios da Sustentabilidade” o palestrante apresentará um resumo dos problemas socioambientais criados pelo sistema econômico que, muitas vezes, ignora fatores sociais e ambientais em suas teorias.

Melhores práticas

Durante todo o dia serão apresentados, analisados e discutidos trabalhos buscando multiplicar ações, gerar resultados concretos, desenvolver melhorias efetivas e criar exemplos a serem adotados por toda sociedade. Entre as experiências que serão abordadas, estão os sistemas eletrônicos integrados para aprimoramento da gestão ambiental desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla): o Zoneamento Ecológico Econômico; a Avaliação Ambiental Estratégica e a Avaliação Ambiental Integrada. 

Também será detalhado o Índice de Desempenho de Política Pública de Meio Ambiente adotado em Minas Gerais, que será apresentado por seu criador, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira. Em outra exibição, a Prefeitura Belo Horizonte demonstrará o processo de eliminação do uso de sacolas plásticas no comércio da cidade, proposta pioneira no país.

Outras ações em destaque serão os projetos agrossilvipastoris desenvolvidos pela Associação Mineira de Silvicultura (AMS); o trabalho da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para aproveitamento do gás produzido no tratamento de esgotos para a geração de energia elétrica e a iniciativa do Grupo Fiat para aumentar o ganho energético com melhoria do processo produtivo. Da região Sul do Estado, será mostrada a iniciativa da Oscip Amanhagua que mobiliza produtores rurais do município de Baependi na recuperação de áreas de vegetação nativa e na proteção dos recursos naturais.

Mais informações sobre o seminário, bem como a programação completa da Semana do Meio Ambiente de 2011 podem ser encontradas no site www.meioambiente.mg.gov.br

Serviço:

Evento: Seminário “Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: Porque Investir em Meio Ambiente”

Local: Auditório JK – Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Data: 06/06/2011

Horário: 9h às 17h30

Anúncios

23/05/2011 - Posted by | Meio Ambiente | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: