Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Governador Antonio Anastasia abre a Semana do Meio Ambiente e cria Monumento Natural

 

 O governadorAntonio Anastasia participou, nesta segunda-feira (6), no Auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, da abertura da Semana do Meio Ambiente. Na ocasião, o governador e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, assinaram decreto que cria o Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio, localizado no Distrito de Milho Verde, no Serro, na região Central do Estado.

A criação do Monumento Natural, numa área de 2,2 milhões de hectares, permitirá a proteção de áreas de significativa importância ecológica e paisagística. Além de vegetação remanescente do cerrado rupestre e de mata atlântica, a área abriga grande quantidade de nascentes que abastecem as bacias dos rios Araçuaí, Doce e Jequitinhonha. 

O governador citou o exemplo de sucesso da criação do Parque Estadual do Ibitipoca, que além de ter se tornado uma importante área de preservação ambiental no Estado, passou a contribuir com o desenvolvimento econômico da região.

“Todo o entorno passa a se movimentar economicamente em decorrência daquele turismo. No caso, a vila de Conceição do Ibitipoca passou a se harmonizar em relação a esse desenvolvimento. Temos um estado tão rico e belo como Minas Gerais que pode, naturalmente, apresentar diversas alternativas e oportunidades como essa”, disse Anastasia, em pronunciamento.

Instituto Estadual de Florestas (IEF) será responsável pela implantação, desapropriação das áreas necessárias, administração e criação do Conselho Consultivo do Monumento Natural.

Sustentabilidade e melhores práticas 

Organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, a Semana do Meio Ambiente acontece entre os dias 6 e 10 de junho, período em que acontecerão discussões sobre diversos temas ligados a meio ambiente e sobre as melhores práticas sustentáveis.

No primeiro dia da Semana será realizado o seminário “Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente”. O evento também abre a semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

“A cada ano, observamos que o tema meio ambiente está mais vivo nos debates do cotidiano das pessoas. A evolução da nossa sociedade caminha para o desenvolvimento sustentável, inclusivo, com a preocupação com as gerações futuras”, disse o governador.

Anastasia também destacou a relação entre o desenvolvimento econômico e a proteção ao meio ambiente.

“Não há limites para o empreendedorismo, tendo uma natureza tão variada e rica como a nossa e, ao mesmo tempo, a preocupação fundamental da sua proteção. Por isso devemos colocar no nosso dia a dia o cuidado permanente com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, estimular os grandes negócios que tenham como foco o desenvolvimento sustentável”, ressaltou. 

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, fez um relato sobre a situação ambiental do Estado, destacando o que ainda será feito para a proteção do meio ambiente.

“Muito já foi feito, desde 2003, através da Feam, são mais de 700 barragens monitoradas, com 87% delas consideradas estáveis. Tivemos a redução de 40% de lixões no Estado, acréscimo de 500% em aterros sanitários e 300% em usinas de triagem. Com o programa Minas Trata Esgoto, saímos de 10% em 2003 para 40% da população urbana no Estado bem atendida, entre outras inúmeras ações. Temos que integrar à gestão a conservação, preservação e melhoria dos nossos indicadores ambientais. Vamos implementar o Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade e ampliar o território ambientalmente protegido, além de intensificar os programas de educação ambiental”, disse Adriano.

O secretário Adriano Magalhães entregou ao governador a placa de Evento Carbo-Neutro, certificando que o evento em questão será exemplo de sustentabilidade. Os resíduos e o consumo de água e energia gerados durante o seminário serão neutralizados com o plantio de árvores. Com base no monitoramento dos resíduos gerados no evento, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Oksigeno calculará o volume de emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido carbônico (CO2).

Participaram da abertura do evento a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola; o vice-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Alberto Medioli; o representante do Ministério Italiano do Ambiente e da Tutela da Terra e Mar, Francesco Taliaferro, do Instituto Per Le Piante da Lenho e L´ambiente, além de empresários e profissionais que trabalham em áreas relacionadas ao meio ambiente. 

Reconhecimento 

O governador Antonio Anastasia e o secretário Adriano Magalhães entregaram o Prêmio ICMS Melhor Performance, promovido pela Feam. Nove municípios foram selecionados em três categorias de empreendimento de saneamento: Aterro Sanitário, Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos e Estação de Tratamento de Esgotos. 

Foram premiadas as prefeituras que melhor adotam critérios de gestão, com resultados positivos para o meio ambiente. Receberam o Prêmio os municípios de Betim e Sabará (Aterro Sanitário), Lima Duarte, Cristiano Otoni e Queluzito – gestão compartilhada e Jacuí (Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos) e Doresópolis e Ituiutaba (Estação de Tratamentos de Esgotos).

“Não há nenhuma atividade governamental feita de modo isolado, precisamos ter a integração. Por isso, parabenizo os municípios vencedores por terem se destacado entre tantos que também estão nesta mesma trilha e esforço. Cumprimento a todos os municípios que estão aderindo a esse nosso chamado a favor da revitalização ambiental”, disse Antonio Anastasia.

Programação

O primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, que terá o seminário “Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente”, trará a palestra do jornalista e dirigente da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Roberto Smeraldi, que falará sobre “Negócios Sustentáveis”.

Entre as experiências que serão abordadas no seminário, estão os sistemas eletrônicos integrados para aprimoramento da gestão ambiental desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Universidade Federal de Lavras. 

Também será detalhado o Índice de Desempenho de Política Pública de Meio Ambiente adotado em Minas Gerais, que será apresentado por seu criador, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira. 

Nos dias 8 e 9 de junho serão realizadas duas edições da série Diálogos, promovida pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), com os temas “Resíduos Vítreos” e “Sacolas Plásticas”. Também no dia 8, será lançado, em parceria com a Revista Ecológico, o ciclo de palestras “Meio Ambiente em Foco”, com a presença do presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, que proferirá palestra com o tema “O papel da sociedade na política nacional de resíduos”. 

No dia 10 acontece, no CMRR, seminário com professores das redes pública e privada sobre metodologias de educação ambiental no ensino formal. A ação será realizada pela Diretoria de Extensão e Educação Ambiental do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). No sábado, dia 11, em parceria com a Rede Pitágoras, o secretário-adjunto da Semad, Augusto Lio Horta, fará palestra com o tema “O meio ambiente na Constituição e a sustentabilidade no século XXI”. 

A programação também inclui o tema “Educação Ambiental nos Parques de Minas” e a realização de oficinas nas escolas de todo o Estado, além de palestra sobre “Meio Ambiente e Sociedade” para detentos que cumprem pena alternativa.

Anúncios

06/06/2011 - Posted by | Meio Ambiente | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: