Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

VI Forea discute questões ambientais da Zona da Mata

 A partir desta quarta-feira (15), até o dia 17 de junho, Manhumirim sediará o VI Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea). O evento tem o objetivo de apresentar as questões ambientais dos municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó e do Parque Estadual do Brigadeiro e discuti-los, na tentativa de resolução. O tema central do Fórum é “Caparaó/Brigadeiro: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental”. Este ano, os eixos temáticos abordados são: “Uso e ocupação do solo urbano e rural” e “Perspectivas face à política nacional de resíduos sólidos”.

O Forea é uma iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Carangola, em parceria com a Prefeitura de Manhumirim, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Superintendência Regional de Ensino de Carangola, Organização Não Governamental (ONG) Ambiente Brasil Centro de Estudos, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental Zona da Mata e o Instituto Chico Mendes – Parque Nacional do Caparaó. Participam deste Fórum 18 municípios da Zona da Mata.

De acordo com um dos coordenadores do evento, o gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Carangola, Renato Gomes, o Fórum tem o intuito de traçar as mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, além de ampliar o potencial de desenvolvimento da região, sem comprometer as perspectivas das gerações futuras. “O Forea pretende repassar à sociedade informações para o fortalecimento do espírito de conservação e preservação ambiental necessários para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelas instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do Estado de Minas Gerais”, afirma o gerente. 

Encontro de gestores 

A novidade do Fórum nesta edição é o evento paralelo “1º Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata”, que irá reunir 35 prefeitos da região, secretários municipais de meio ambiente, vereadores e outras autoridades, com o objetivo de discutir as principais questões ambientais, que irão nortear a elaboração do documento final do evento. 

Na programação do evento, ainda estão incluídos: ciclo de palestras, mesas redondas, debates e oficinas com temas ambientais. No último dia de evento, será elaborado o documento final, com representantes dos municípios e coordenação técnica do Fórum. Além disso, será definido o município sede do próximo Forea.

Anúncios

13/06/2011 - Posted by | Meio Ambiente | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: