Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Dia de campo sobre hortaliças não convencionais será realizado em São João del-Rei

 A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG), realiza o dia de campo “Hortaliças Não Convencionais”, na Fazenda Experimental Risoleta Neves (Fern), em São João del-Rei, nesta quinta-feira (11).

Produtores da região de Campos das Vertentes conhecerão o histórico das hortaliças não convencionais e o programa “Bancos Comunitários de Multiplicação e Conservação de Hortaliças Não Convencionais”, que visa resgatar diversas espécies, através de Bancos de Germoplasmas in vivo.

Já foram instalados 23 bancos em todo o Estado, incluindo um na Fazenda Experimental Santa Rita, da Epamig, em Prudente de Morais. O trabalho é desenvolvido em parceria pela Epamig, Mapa, Embrapa, UFV, Emater-MG e algumas prefeituras.

Também serão apresentados, durante o dia de campo, resultados de experimentos de produção com araruta, chuchu-de-vento, inhames, taioba, jacatupé e mangarito.

Segundo a pesquisadora da Epamig, Izabel Cristina dos Santos, a região de São João del-Rei consome tradicionalmente algumas hortaliças não-convencionais cultivadas nos quintais, como ora-pro-nóbis e taioba. “Os restaurantes também oferecem pratos típicos que levam ora-pro-nóbis no seu preparo, como a costelinha e o frango”, ressalta.

Pesquisas sobre hortaliças não convencionais

As pesquisas na área de olericultura na Fern tiveram início em 2007. Atualmente, está sendo desenvolvido o projeto “Rotação de culturas, adubação verde e plantio direto de hortaliças: estratégias para a sustentabilidade econômica e ambiental da agricultura familiar”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Outro projeto em andamento é o de “Manejo conservacionista do solo por meio da adubação orgânica, rotação e consorciação de culturas – uma visão agroecológica no cultivo de hortaliças”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também estão sendo conduzidos experimentos de cultivo orgânico de milho-verde, rabanete, beterraba, cenoura, cebolinha e salsinha. 

Serviço

Dia de Campo Hortaliças Não Convencionais

Data: 11 de agosto

Horário: 13h às 17h30

Local: Fazenda Experimental Risoleta Neves – avenida Visconde do Rio Preto, s/nº – Campus da UFSJ – São João del-Rei – MG

Informações: (32) 3373-3973

Anúncios

10/08/2011 - Posted by | Meio Ambiente | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: