Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Inscrições abertas para o II Prêmio Minas Menos Resíduos da Feam

 A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), está promovendo o II Prêmio Mineiro de Boas Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos Industriais – Minas Menos Resíduos.

O objetivo é estimular empreendimentos do setor industrial e também de mineração a adotarem padrões sustentáveis de produção e consumo com resultados positivos para o meio ambiente e para a economia.

Serão premiados três projetos selecionados pela comissão julgadora instituída pela Feam. Eles deverão conter ações de redução da geração, de reciclagem e de reuso de resíduos industriais e apresentar soluções pioneiras e/ou inovadoras com resultados contabilizáveis. As ações devem estar em fase de implantação ou já implantadas até o dia 1° de setembro, data de publicação do edital no Diário Oficial Minas Gerais.

Podem participar pessoas jurídicas do setor industrial, inclusive mineração, que tenham suas atividades ambientalmente regularizadas. As propostas devem ser encaminhadas até às 18h do dia 4 de novembro de 2011, para o e-mail premiogrsi@meioambiente.mg.gov.br, de acordo com as regras do edital. A premiação está agendada para o dia 25 de novembro, durante a segunda edição da Semana Mineira de Redução de Resíduos.

Vencedores de 2010

O vencedor do troféu “Minas Menos Resíduos” em 2010 foi a Votorantim Metais Zinco – Unidade Morro Agudo, com o projeto “Resíduo Zero”. Em segundo lugar, foi para a Stoppani do Brasil Produtos Químicos, com o projeto “Tratamento de resíduos industriais sólidos classe I de curtume, fábricas de calçados e artefatos através de processos JF”. Em terceiro lugar, ficou a Samarco Mineração, com o projeto “Redução das Perdas de corpo moedores na moagem secundária”.

Foram entregues ainda duas menções honrosas, uma para a Fiat Automóveis pelos projetos “Gestão de Resíduos, um caminho para reciclar e reaproveitar todos os resíduos gerados” e “Reciclagem do Isopor da Fiat Automóveis”; e outra para a PC Mineração, pelo projeto “Sólidos oriundos da despoluição do Rio das Velhas através do desenvolvimento da atividade de extração da areia e cascalho”.

Anúncios

08/09/2011 - Posted by | Meio Ambiente | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: