Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

IEF paga mais 924 beneficiários do Programa Bolsa Verde

 O Instituto Estadual de Florestas (IEF), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), começa a pagar, nesta semana, os benefícios do Programa Bolsa Verde para mais 924 solicitantes que apresentaram suas propostas em 2010. A expectativa da autarquia é concluir o depósito bancário aos 978 solicitantes cujas demandas foram aprovadas, sendo que 54 deles obtiveram seus pagamentos no início de setembro.

Com o reinício dos repasses, a instituição prossegue o cronograma de pagamento de, aproximadamente, R$ 6,5 milhões pela conservação da cobertura vegetal nativa e contempla todas as regiões de Minas Gerais. Os pagamentos, que se iniciaram no último mês e que já disponibilizaram R$ 111 mil, marcam a efetivação do Bolsa Verde como o primeiro programa de pagamento por serviços ambientais em âmbito estadual.

A não apresentação dos documentos solicitados pela entidade pode atrasar o pagamento de alguns dos aprovados. Os interessados em participar deveriam tê-los encaminhado no momento da inscrição no programa ou no máximo até em agosto último. Esses beneficiários somente terão acesso ao valor destinado à sua propriedade à medida que regularizarem suas pendências junto à unidade desconcentrada do IEF ou instituições parceiras onde realizaram seus cadastros. Uma outra recomendação é que os beneficiários façam a  ativação de contas correntes no lugar de contas poupança para que os depósitos possam ser efetuados.

Propostas recebidas em 2011

Desde o dia 5 de outubro, a Secretaria Executiva do Programa Bolsa Verde começou a receber as propostas apresentadas em 2011 e que contam com os arquivos georreferenciados e a vistoria realizada pelos técnicos do IEF ou de instituições parceiras no interior do Estado. A partir de agora serão cadastradas as solicitações e iniciada a análise técnica das demandas deste ano, cujo término está previsto para dezembro.

Anúncios

10/10/2011 - Posted by | Meio Ambiente | , ,

3 Comentários »

  1. É de grande importância esta iniciativa por parte do governo, é a forma mais justa e correta para manter o homem no campo, e principalmente manter a nossa floresta preservada e sem agredir a cobertura vegetal.
    Sou também um colaborador por este grande projeto, pois fui beneficiado pelo programa bolsa verde.
    Abelar Alves De Sá, Mamonas-mg (Proprietário).

    Comentário por Abelar Alves De Sá | 18/10/2011 | Responder

    • É meu caro Abelar, o programa é de grande valia, uma vez que incentiva o proprietário rural a conservar a vegetação nativa, só que acho que acho que esta sendo pouco divulgado e tambem a falta de tecnicos pra fazer a vistoria nas propriedades, digo isso porque entreguei a minha proposta este ano e até agora não apareceu ninguem na minha propriedade que tem aproximadamente 30 ha de mata nativa, e com isto estou preocupado sem saber se a minha proposta foi aceita e se vou receber ano que vem(2012), tento obter informações más nunca encontro o responsávelno IEF de conselheiro pena pra me dar esclarecimentos. Se tiver algo que possa me dizer me responda por favor. Um abraço

      Comentário por jorge bras alves soares | 03/12/2011 | Responder

  2. Se alguem tiver algo pra me falar como conseguir informações sobre proposta do Bolsa verde entregues este ano me fale por favor.

    Comentário por jorge bras alves soares | 03/12/2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: