Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Radar meteorológico melhora vigilância de eventos atmosféricos em Minas

Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) emite, desde 15 de janeiro, dois boletins diários com a previsão do tempo na área de abrangência do primeiro radar meteorológico de Minas Gerais. Adquirido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) por R$ 10,5 milhões, o equipamento permite a melhoria do monitoramento e da vigilância atmosférica, inclusive no período chuvoso do Estado, que vai até março.

A gerente de Monitoramento Hidrometeorológico do Igam, Wanderlene Ferreira Nacif, ressalta que a operação do radar meteorológico irá proporcionar ao Igam uma série de benefícios, principalmente a melhoria dos serviços diretos e indiretos já oferecidos. “A operação contínua do equipamento apontará necessidades, viabilidades e estratégias no trabalho, que servirão de base para aplicação nos demais radares a ser adquiridos para complementar a rede proposta para Minas Gerais”, frisa.

O monitoramento teve início no dia 5 de dezembro em caráter experimental, durante oito horas por dia, cinco dias por semana. Após 40 dias de avaliação e teste, passou a funcionar 24 horas. De acordo com a meteorologista do Igam, Paula Pereira de Souza, esse tipo de radar permite localizar a precipitação, calcular seu deslocamento, estimar o tipo (chuva ou granizo), contribuindo para a melhoria da previsão de curtíssimo prazo. “Ele permite também analisar a estrutura das tempestades e seu potencial para causar tempo severo”, diz.

Para maior eficiência das informações fornecidas pelo radar meteorológico foram instaladas duas unidades de operação do radar: uma em Mateus Leme, composta de instalações físicas, casa de controle, equipamentos, radar, antena, mecanismos de movimentação, computadores e gerador auxiliar, de responsabilidade da Cemig, e uma instalação de operação remota e utilização dos produtos do radar na Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, de propriedade do Igam.

Segurança meteorológica

O posicionamento do radar no município de Mateus Leme possibilita a melhoraria da segurança meteorológica em toda a Zona Metalúrgica e Campo das Vertentes, boa parte da Bacia do Rio Doce, Zona da Mata e Alto São Francisco. Nestas regiões, integrantes do círculo interno da figura, que corresponde a um raio de 200 km, será possível identificar, monitorar e estimar quantitativamente a ocorrência de precipitação. Também será possível monitorar e identificar o tipo de chuva e a ocorrência de granizo, a intensidade dos ventos e a velocidade de deslocamento das tempestades. Desta forma pode-se aumentar a proteção com relação à ocorrência de tempestades e queda de granizo, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Já a cobertura no Noroeste de Minas, Norte de Minas, Sul de Minas e Vale do Jequitinhonha, correspondente ao círculo externo com raio de 400 km, permitirá identificar os sistemas causadores de precipitação e prever sua trajetória, mas não haverá como identificar e nem quantificar o tipo de precipitação.

Durante os primeiros anos de operação do radar, deverão ser realizados estudos sobre a atenuação do sinal do radar devido à topografia de Minas Gerais, o seu alcance real e a estimativa de precipitação, o que permitirá aperfeiçoar sua eficiência ao longo dos anos.

Desde 1997, o Igam executa, por meio do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), o monitoramento, voltado para a vigilância e previsão quantitativa do tempo, do clima e do comportamento hídrico, fornecendo à população, em parceria com a defesa civil, informações com ênfase em fenômenos adversos, como enchentes, estiagens e temporais severos.

Para a realização do trabalho de monitoramento e vigilância atmosférica o Igam conta atualmente com ferramentas, como imagens de satélite, sistemas de detecção de raios, dados observados por meio de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) automáticas e pluviometricos convencionais. Essas ferramentas, agregadas à utilização de radares meteorológicos irão permitir a emissão mais rápida dos alertas.

Anúncios

26/01/2012 - Posted by | Meio Ambiente

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: