Minas Sustentável

Meio Ambiente, cidades sustentáveis

Semana Internacional do Café destaca café mineiro

Minas Gerais: destaque na Semana Internacional, café gourmet conquistou o paladar do brasileiro

Governo de Minas: Semana Internacional do Café

Minas: Semana Internacional do Café
 

Fonte: Agência Minas

Terceira e última reportagem da série especial da Agência Minas sobre o café destaca o papel dos baristas para o setor cafeeiro

Bebida mais popular do Brasil, o tradicional cafezinho ganhou um status ainda mais especial de alguns anos para cá. Cada vez mais os empreendedores mineiros estão apostando nos chamados cafés gourmet. No Brasil, a demanda por esse tipo de bebida cresce 15% ao ano, mesmo com o café gourmet custando até 40% mais que o tradicional. O assunto é o tema da terceira e última reportagem da série especial da Agência Minas sobre a Semana Internacional do Café – evento aberto oficialmente segunda-feira (09) em Belo Horizonte.

De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais, a produção de grãos de alta qualidade no Brasil é de cerca de 2 milhões e meio de sacas de 60 kg ao ano. Cerca de 65% deste volume é produzido em Minas Gerais. Neste contexto, competições de baristas (especialistas em preparar bebidas com café) e provadores (cup tasters) mobilizam o público na oitava edição do Espaço Café Brasil, maior feira do setor na América Latina, que integra a programação da Semana Internacional do Café. Promovidos pela Associação Brasileira de Café e Barista, os concursos selecionam os baristas que representarão o país nas competições mundiais de cada categoria.

O 13º Campeonato Brasileiro de Barista é o principal foco das atenções nas feiras mundiais de cafés especiais. Os competidores têm 15 minutos para preparar e servir aos juízes: quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de assinatura. Vale ressaltar que nenhum ingrediente com álcool é permitido. O terceiro Campeonato Brasileiro de Preparo de Café dá destaque à arte de extrair o café pelo método filtrado e manual. Os competidores precisam de técnica e habilidade para apresentar o melhor do café coado e agradar aos jurados.

Já o sexto Campeonato Brasileiro Cup Tasters consiste em testes triangulares de café. Três xícaras serão preparadas, sendo duas idênticas. O objetivo é que o competidor identifique a xícara de café diferente. Aberto a provadores e classificadores de café, a competição testa a habilidade em separar corretamente os cafés. “O objetivo principal é a busca pela excelência da qualidade. Não adianta termos um grão produzido com qualidade se o café servido não for agradável e saboroso. Assim, nesses campeonatos poderemos levar o nome do café mineiro para todo o mundo”, afirma a barista e empresária mineira Rúbia Duarte.

Potencial em alta

O Brasil responde hoje por 37% da produção internacional de café e, ainda, por 28% das exportações mundiais do grão, enquanto Minas responde por mais da metade do setor cafeeiro nacional e 25% do segmento no planeta. A força do setor, em Minas, garante ao Estado condição de destaqueinternacional. A exportação do café produzido em Minas Gerais movimentou US$ 3,8 bilhões em 2012. O grão representa o principal produto da pauta de exportações do agronegócio mineiro, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Minas é, ainda, o principal estado exportador de café do Brasil.

O potencial mineiro no ramo cafeeiro foi determinante para que a Organização Internacional do Café (OIC) definisse Minas como sede da Semana Internacional do Café – que é o tema da série especial de reportagens da Agência Minas. A primeira reportagem, publicada na quinta-feira (5), mostrou a importância da produção deste grão no Estado. Já a segunda reportagem, exibida no sábado (07), destacou a expressiva participação de Minas no mercado externo de café. Acesse a Agência Minas para acompanhar a cobertura da Semana Internacional do Café e clique no vídeo ao lado para assistir à terceira e última reportagem da série especial.

Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café foi aberta nesta segunda-feira (09) no Expominas, em Belo Horizonte, e segue até sexta-feira (13). A visitação do público vai até o dia 12, dentro do Espaço Café Brasil. O dia 13 de setembro está reservado a visitas técnicas às principais regiões produtoras de Minas. A Semana Internacional do Café é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Seapa, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, Organização Internacional do Café (OIC), Ministério da AgriculturaPecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora. O evento conta com patrocínio da Nestlé e do Sistema OCB/Sescoop/Ocemg.

Para mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar os siteswww.semanainternacionaldocafe.com.br ou www.espacocafebrasil.com.br. A feira apresenta exposição de equipamentos, produtos e serviços, além de promover rodadas de negócios, concurso de baristas, concurso de provadores de café (cup tasters), provas de café (cupping) e diversos eventos técnicos, como seminários, palestras e workshops.

Anúncios

11/09/2013 - Posted by | Agricultura | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: